Pular para o conteúdo principal

Projeto Rover 2.0

Enquanto a tralha não chega vamos ao planejamento do que pretendo fazer: Vou utilizar a mesma base que utilizei no primeiro, o "Tamiya 70100 Track and Wheel Set". Ele teoricamente consegue andar em "qualquer" terreno:

Fonte: https://www.pololu.com/product/106, custa $7.95 atualmente.


O motor não vem no kit, então pra funcionar 100% utilizarei o motor da Tamiya mesmo, o "Tamiya 70097 Twin-Motor Gearbox Kit":

Fonte: https://www.pololu.com/product/61, custa $8.95 atualmente.

Ele é perfeito pro kit, adaptar algo novo tendo esse modelo pronto seria desperdício de tempo e $, visto custo baixo dele. Como nem tudo é fácil, o problema dele é que os motores padrão trabalham em uma faixa de 3-6 volts e precisa de mais amperes. No primeiro modelo eu sofri um pouco em movimentar ele, perdia força muito rápido ao movimenta-lo muito. Vou trocar esses motores por um que opere em maior voltagem e menor amperagem. Um motor como o da Adafruit que operam entre 4.5-9V. (https://www.adafruit.com/products/711 custa cada $1.95).

Dito isto vou usar também o Raspberry Pi Zero com uma câmera e preciso de uma placa que controle motores, um Shield/HAT com duas Pontes H pelo menos. Na primeira versão eu usava um Shield de Arduino do Laboratório de Garagem (Eles fecharam a Loja que tinha perto do Metrô Santa Cruz), dessa vez quero centralizar tudo no Raspberry Pi Zero.

Se tiver alguma sugestão só postar nos comentários!

Postagens mais visitadas deste blog

Update 3 - Rover 2.0

Essa semana que passou acabei perdendo muito tempo vendo séries. Recomecei a ver Vikings, eu tinha já visto os três primeiros episódios mas perdi interesse! Agora não sei o motivo, a série é muito boa ou ando muito entediado. Também fiz uma entrevista de emprego em uma empresa muito legal aqui, eles tem um App no Brasil, Fing , ele faz um scan por devices na rede e guarda históricos e é bem útil pra encontrar o IP de devices recém conectados na rede, o Raspberry Pi por exemplo. Mas o principal serviço deles é o Domotz Pro , um aplicativo que monitora tudo que está na rede, faz testes de velocidade, rotas e mantém histórico em gráficos bem bacanas.

Aquário - Monitor de Temperatura

Dia 17 de Setembro compramos um aquário usado! Compramos pelo Facebook Marketplace, um meio bem bacana de achar muita coisa barata. Montamos o aquário que já veio com quase tudo e estamos ciclando ele antes de colocar qualquer peixe, é meio chato mas vale a pena. Aqui explica bem detalhadamente como se cicla um aquário: Ciclagem . Para a boa saúde dos peixes uma temperatura constante da água é necessária, mas como monitorar isso sem ficar toda hora indo no aquário fazer a leitura do termômetro? Foi pensando nisso que montei esse projeto simples e barato. O sensor que eu escolhi é um dos mais comuns e já vem em uma capsula a prova de água:   DS18B20 A ligação desse sensor com o Raspberry Pi foi feita da seguinte forma: Com isso basta configurar algumas coisas no Rapberry para fazer a leitura do sensor. Iremos adicionar suporte ao OneWire para fazer a leitura da temperatura. Adicione a seguinte linha ao arquivo / boot/config.txt dtover

Dia 1

Desde a última criação de conteúdo do canal do YouTube  até hoje já se passaram 1 ano e da última tentativa de retomada 8 meses, mas: