Pular para o conteúdo principal

Algumas coisas chegaram!

Algumas coisas já chegaram pelo correio, e isso é ótimo!


Comprado na http://www.mouser.it/ € 21,22

A placa que controla os motores do Rover 2.0 é uma das peças mais importantes do projeto. A que escolhi é um Shield/HAT da Adafruit e é muito bem construído.

Especificações:
  • 4 Pontes H: Chip TB6612 provê 1.2A por ponte com proteção termica e eletrica. Trabalho com motores de 4,5VDC a 13,5VDC.
  • Até 4 Motores DC bi-direcionais com controle de velocidade.
  • Até 2 motores de passo (unipolar ou bipolar).
  • Proteção de polaridade para a bateria auxiliar dos motores (5-12VDC).
  • Vários exemplos de uso no site da Adafruit com bibliotecas de Python, tudo pronto para o uso.
  • Funciona com Raspberry Pi modelos A+, B+, Pi 2, Pi 3 and Zero.
  • pode ser empilhado se você comprar o  "Stacking Header", ele usa endereçamento I2C, você pode usar até 32 deles ao mesmo tempo (Com uma fonte suficiente para tal)!

Resumindo, deixa no chinelo o driver de motores para Arduino que eu usava no Rover 1.0:
Dual Motor Shield do Laboratório de Garagem

Meu problema atual é que preciso de um ferro de solda 220v, o Shield/HAT da Adafruit não vem com as soldas feitas. Para Alimentar os motores eu vou utilizar 4 pilhas alcalinas (6VDC), tenho um suporte para 4 pilhas então fica tranquilo essa parte. 

Também pretendo usar um motor de passo para controlar a visão da câmera (Pode ser um servo simples mas vou pegar o de passo que pode me ser útil em outras coisas, o servo é bem mais barato!), a câmera será a padrão do Raspberry Pi, você pode usar uma webcam também, Eu vou utilizar mais especificamente a câmera sem o filtro infra-vermelho, vai ser possível ter visão noturna com alguma fonte de luz infravermelha, estou pensando em colocar uns LEDs IR no Rover 2.0.

Por enquanto é isso, amanhã vou atrás de um ferro de solda na cidade mesmo, se não encontrar compro pela internet...também preciso de um liquidificador e um emprego...


Postagens mais visitadas deste blog

Update 3 - Rover 2.0

Essa semana que passou acabei perdendo muito tempo vendo séries. Recomecei a ver Vikings, eu tinha já visto os três primeiros episódios mas perdi interesse! Agora não sei o motivo, a série é muito boa ou ando muito entediado. Também fiz uma entrevista de emprego em uma empresa muito legal aqui, eles tem um App no Brasil, Fing , ele faz um scan por devices na rede e guarda históricos e é bem útil pra encontrar o IP de devices recém conectados na rede, o Raspberry Pi por exemplo. Mas o principal serviço deles é o Domotz Pro , um aplicativo que monitora tudo que está na rede, faz testes de velocidade, rotas e mantém histórico em gráficos bem bacanas.

Aquário - Monitor de Temperatura

Dia 17 de Setembro compramos um aquário usado! Compramos pelo Facebook Marketplace, um meio bem bacana de achar muita coisa barata. Montamos o aquário que já veio com quase tudo e estamos ciclando ele antes de colocar qualquer peixe, é meio chato mas vale a pena. Aqui explica bem detalhadamente como se cicla um aquário: Ciclagem . Para a boa saúde dos peixes uma temperatura constante da água é necessária, mas como monitorar isso sem ficar toda hora indo no aquário fazer a leitura do termômetro? Foi pensando nisso que montei esse projeto simples e barato. O sensor que eu escolhi é um dos mais comuns e já vem em uma capsula a prova de água:   DS18B20 A ligação desse sensor com o Raspberry Pi foi feita da seguinte forma: Com isso basta configurar algumas coisas no Rapberry para fazer a leitura do sensor. Iremos adicionar suporte ao OneWire para fazer a leitura da temperatura. Adicione a seguinte linha ao arquivo / boot/config.txt dtover

Dia 1

Desde a última criação de conteúdo do canal do YouTube  até hoje já se passaram 1 ano e da última tentativa de retomada 8 meses, mas: